03 junho 2008

Futebol do Norte: Resgatar a tradição na Série C.

A região Norte do Brasil terá esse ano na Série C 9 clubes almejando uma das quatro vagas à segunda divisão nacional.
A tarefa não será das mais fácil, a região vive uma decadência que atinge os clubes mais tracionais da região.
Esse ano apenas o Remo( rebaixado à terceira em 2007) de renome nacional estará na Série C de 2008. Clubes como Paysandu, Nacional de Manaus, São Raimundo/AM, Tuna Luso não sequer garantiram vaga. Esses clubes que figuraram na elite do Brasileiro amargarão à Série D de 2009.
O Paysandu ainda sonha (esta em 2º lugar) com a vaga aberta pelo 2º turno do Paraense que ainda esta rolando.
Na Copa do Brasil desse ano nenhum clube passou à terceira fase (oitavas de final). Na 2º fase, Nacional de Manaus foi eliminado pelo Atlético MG enquanto o Fast Club caiu diante do Goiás.
Na Série C de 2007, três clubes da região chegaram a penúltima fase: Fast Club, Tuna Luso e Rio Branco do Acre.
As expectativas são boas esse ano para Remo, Fast Club, Rio Branco (AC), Ulbra/Ji-Paraná (RO).
Acredito ser difícil para Cristal, Águia de Marabá, Holanda e Progresso surpreenderem além do representante do Pará a ser definido. E você aposta em quem?
Copa Norte solução para o Futebol Amazônico.
Disputada de 1998 até 2002 a Copa do Norte reunia as principais forças da região e garantia ao campeão uma vaga na extinta Conmebol e da também "falecida" Copa dos Campeões.
Infelizmente a pressão das federações estaduais, devido a perda de PODER junto aos clubes fez com que a CBF em troca de apoio político extingui-se as competições regionais em 2002.
Foi por esse torneio que O Paysandu classificou-se à Copa dos Campeões em 2003 que dava vaga à Libertadores.
Economicamente hoje essa volta da Copa Norte seria uma boa saída os clubes de futebol da região norte ganhando visibilidade regional e nacional.

Um comentário:

jose acy disse...

Infelismente o futebol da região norte está fadado a falencia geral como quer o SR. TODO PODEROSO RICARDO TEIXEIRA, presidente eletizado da também eletizada CBF.,esse ditador " DO FUTEBOL DO NORTE " onde ele tem por motivos politicos e financeiro poder nos presidentes das federações de nossa região, nós torcedores temos que nos conformar com o futebol mediocre e de baixo nível com resto de jogadores sem mercado internacional ou da queles que voltam já velhos ou que não deram certos nos paises que foram negociados. alô senhores presidentes e demais cartolas dos clubes da nossa região, criem vergonha na cara e coragem e salvem o futebol do norte com atitudes de verdadeiros homens esportistas e representantes não só do futebol mais no esporte como um todo, mudando esta postura da madastra CBF, para com a nossa região, onde um estádio olimpico e dos mais modernos do brasil, que está situado na maior metrópole do norte não terá jogos da copa em 2014. nossa região só será olhada e respeitada quando fundarmos uma confederação independente, C.N.F.B confedração de futebol do norte do brasil.