Dá para apontar favoritos?
Nessa quinta a pénúltima fase da Série C 2008 já da sua largada e agora restam apenas quatro grupos com quatro clubes, alguns tradicionais do futebol brasileiros além de surpresas emergentes do futebol regional.
Grupo 25
Reunindo os clubes da região Norte temos o tradicional Paysandu que no começo deixou sua torcida desconfiada devido os sufocos passados no Paraense 2009, mas aos poucos o time veio ganhando força e tem nos jogos em casa seu trunfo.
Outro que fez um trajetória sólida até aqui na Série C foi o Rio Branco do Acre, jogando na moderna Arena da Floresta o clube conquistou também convincentes vitórias com placares bem dilatados. Junto com o Paysandu seriam os teóricos favoritos....
Com todas condições de brigar por uma vaga no octagonal não se pode menosprezar o Águia de Marabá força emergente do Pará, que não se intimidou com a tradição do Papão e seguiu na cola do Paysandu fase a fase. Tem boas chances se fizer os três pontos em casa.
O último representante todos esperavam o Remo, mas o Luverdense quase desacreditado confirmou sua presença no grupo 25. Como todos partem do zero estão em igualdades, pela campanha até aqui o Luverdense terá que se superar para atingir uma vaga entre os oito melhores.
Grupo 26
Os nordestinos com certeza lotarão os estádios para conferir quem será os representantes da região na última fase da competição.
Este grupo seria um dos mais equilibrados da competição e o fator casa e torcida serão decisivos para quem avance.
O Salgueiro uma das surpresas da competição deixou clubes de tradição para trás como Santa Cruz e Treze e fez uma campanha tranquila até aqui (primeiro lugar na 1º e 2º fases) e pode ser considerado um dos favoritos do grupo.
Confiança, ASA e Campinense teoricamente brigariam pela outra vaga. O Campinense sempre esta nos momentos decisivos da Série C e a classificação saiu de forma dramática eliminando o cotado Icasa.
Grupo 28
Esse grupo reúne um representante de cada Estado Brasileiro e será o grande teste para clubes tradicionais como Guarani e Brasil RS e o Ituiutaba o único invicto da competição.
Os gaúchos do Brasil tiveram um início de ano bem complicado no Gauchão 2008 quase sendo rebaixados, mas o clube veio crescendo a cada fase e chegou à 3º fase até de forma tranquila. Deve brigar com o Guarani possivelmente para estar no Octagonal.
O Marcilio Dias cresceu na hora certa e a paralisão do seu grupo parece ter feito bem ao clube. Deixou o favorito e tradicional Caxias para trás e chega nessa fase como azarão.
O Guarani o mais tradicional dos clubes na terceira divisão parece que esse ano definitivamente quer a redenção no futebol brasileiro. O clube fez uma campanha em grupos difíceis e um pouco instável.
Conseguiu grandes resultados fora de casa e no meio da competição quando se acertou em Campinas conseguiu mostrar que realmente quer o acesso à Serie B de 2009.
Grupo 27
Outro grupo com representantes de Estados diferentes vale destacar aqui as campanhas de Atlético GO e Guaratinguetá.
Os goianos sempre cairam nos momentos decisivos como no ano passado e agora o acesso parece que vai se concretizar.
Além de ser uma boa equipe o Atlético não teve grandes oponentes na Região Centro-Oeste.
O Guaratinguetá ganhou a vitrine nacional ao chegar no Paulistão em 4º lugar deixando Corinthians, Santos, São Caetano e Portuguesa para trás e com planejamento montou um time competitivo e chegou até aqui sem grandes percalços.
O Duque de Caxias pode e quer tirar o favoritismo de Guará e Atlético, o clube com apoio da Prefeitura Municipal montou um time competitivo e eliminou clubes de nome como América MG e Paulista e no mínimo coloca o Rio de Janeiro com representante na nova Série C 2009.
O Mixto-MT é a grande incógnita desse grupo teoricamente seria o mais fraco do grupo. O clube faz bons jogos em casa e até fora e jogando fora tanto pode trazer um bom empate como perder jogando muito mal. Como serão mais seis partidas o clube pode sim surpreender e abocanhar uma vaga.